CLIQUE NO LINK ABAIXO E ESCREVA SEU NOME E TURMA PARA COMEÇAR AS RESPONDER:
https://wordwall.net/play/102479/939/316
CLIQUE NO LINK ABAIXO E ESCREVA SEU NOME E TURMA PARA COMEÇAR AS RESPONDER:
https://wordwall.net/play/102479/939/316
ATIVIDADE 1: ARRASTAR E SOLTAR
ATIVIDADE 2: TABELA FORMAS
ATIVIDADE 3: COR E FORMA
ATIVIDADE 4: CÓDIGO COLORAÇÃO
ATIVIDADE 5: COLORIR A MALHA QUADRICULADA DE ACORDO COM A LEGENDA. FAZER UM DESENHO. LINK: MOSAICO DAS FORMAS
ATIVIDADE 6: COLORIR A MALHA QUADRICULADA DE ACORDO COM A LEGENDA. FAZER UM DESENHO. LINK: COORDENADAS
ATIVIDADE 1: https://wordwall.net/pt/resource/100221290
ATIVIDADE 2: https://wordwall.net/pt/resource/35259049
ATIVIDADE 3: https://wordwall.net/pt/resource/90084684
ATIVIDADE 4: https://wordwall.net/pt/resource/62610601
ATIVIDADE 5: https://wordwall.net/pt/resource/92460658
ATIVIDADE 6: https://wordwall.net/pt/resource/18420340
ATIVIDADE 7: https://wordwall.net/pt/resource/78409362
ATIVIDADE 8: https://wordwall.net/pt/resource/17545710
ATIVIDADE 9: https://wordwall.net/pt/resource/72459811
ATIVIDADE 10: https://wordwall.net/pt/resource/4179969
COMECE CRIANDO UM JOGO:
https://studio.code.org/flappy/1
APRIMORE SEUS CONHECIMENTOS:
https://studio.code.org/courses/starwarsblocks/units/1?viewAs=Instructor
UMA VIAGEM AQUÁTICA:
https://studio.code.org/courses/aquatic/units/1/lessons/1/levels/1
Acesse o link abaixo para iniciar a avaliação de Frações. Não se esqueça de informar seu nome e sua turma antes de começar a responder.
1. De 100 em 100 eu chego lá!
https://atividade.digital/jogos/matematica/porcentagem-calculos/de-100-em-100-eu-chego-la
2. Sabe tudo de Porcentagem!
https://atividade.digital/jogos/matematica/problemas/sabe-tudo-de-porcentagem
3. Oba, tem promoção por aqui!
4. Pizzaria da Cuca: Calculando Porcentagens
5. Compras e Impostos – Porcentagens no Cotidiano
6. Acerte as porcentagens
https://wordwall.net/pt/resource/73757583
7. Quiz da porcentagem
https://wordwall.net/pt/resource/20897988
LETRAS PERDIDAS
https://www.hiddenobjectgames.com/game/Garden+Secrets+-+Hidden+Letters
ACHANDO VEGETAIS
https://www.cokoplay.com/
ENCONTRE OS ANIMAIS
https://html5.gamedistribution.com/8738f7863f7846dba487ffd461394bb7/
ENCONTRE OS OBJETOS
https://www.lofgames.com/
ACHE AS DIFERENÇAS
https://media.safekidgames.com/spot-the-difference/index.html
https://eslkidsgames.com/Flash/Spot-the-difference/index.html (FÁCIL)
https://poki.com/en/g/spot-the-differences
LETRAS ESCONDIDAS
DIFERENÇAS DAS LETRAS
MONTE A CASA
1. CAUSA E EFEITO:
VAMOS EXPLORAR O ROBÔ DO KIT EXPLORADOR KIDS NO TAPETE DAS LETRAS:
1. SORTEIE UM DESENHO/IMAGEM DENTRO DO ENVELOPE.
2. LEVE O ROBÔ DO PONTO ONDE ELE ESTIVER ATÉ A LETRA INICIAL REFERENTE AO DESENHO SORTEADO.
3. SE ACERTAR O TRAJETO, SEM ERRAR, FICA COM O DESENHO E MARCA UM PONTO. SE ERRAR, DEVOLVE O DESENHO AO ENVELOPE.
1. Tap It Away
https://poki.com/br/g/tap-it-away
2. Arrow Escape
https://poki.com/br/g/arrow-escape-4ea6e79b
3. Zoocraft
4. Fill Multicolor (DIFICIL)
https://poki.com/br/g/fill-multicolor
1) MOSAICO COPIAR:
2) MOSAICO FORMAS:
https://www.digipuzzle.net/minigames/mozaics/mozaics_shapes.htm?language=portuguese&linkback=../../pt/jogoseducativos/infantil/index.htm
3) BOLHAS DO PANDA:
https://poki.com/br/g/panda-bubble-shooter
4) JOGO DA VELHA (em duplas)
5) CONTAGEM:
6) ZOOPLOP:
https://www.minijogos.com.br/embed/zooplop
NO PINGUIM
1. DECODIFICANDO O CAMINHO
2. CODIFICANDO O CAMINHO
3. ASSOCIAÇÕES LÓGICAS
NO PANDA
4. REPITA O MOSAICO
5. CONSTRUA O MESMO MODELO
NA OVELHA
6. INTERVALOS DE CONTAGEM
7. APRENDER QUANTIDADES
VAMOS CRIAR LABIRINTOS NO SCRATCH
1. ABRA O LINK https://www.mazegenerator.net/ E CRIE 3 LABIRINTOS (fácil, médio e difícil). SALVE COMO .PNG
2.. ESCOLHA O PERSONAGEM DO JOGO. SALVE O ARQUIVO DA IMAGEM ESCOLHIDA.
3. FAÇA SEU LOGIN EM https://scratch.mit.edu
4. CRIE UM PROJETO NOVO E DÊ UM NOME PARA ELE.
5. INSIRA O FUNDO/CENÁRIO (labirinto fácil).
6. INSIRA O PERSONAGEM/ATOR. CONFIGURE O TAMANHO.
7. INSIRA O PONTO FINAL (objeto ou forma). CONFIGURE O TAMANHO.
8. INICIE A PROGRAMAÇÃO: ponto de início, rotação e direção.
9. ENSINE SEU PERSONAGEM SE MOVIMENTAR (para cima, para baixo, direita e esquerda).
10. DEFINA QUE SE O PERSONAGEM TOCAR NO LABIRINTO O JOGO REINICIA.
11. DEFINIR O PONTO FINAL DO LABIRINTO E EMITIR UMA MENSAGEM.
12. CONSTRUIR A PRÓXIMA FASE.
#AULA 1
Divirta-se levando o coelho até as cenouras:
https://www.google.com/logos/2017/logo17/logo17.html
#AULA 2
Pegue os kits Explorador Kids e, em grupo, resolva os desafios:
DESAFIO 1:
1) Usando o robô, crie um quadrado no tapete igual ao da imagem.
2) Desenhe, na malha quadriculada, os comandos que você usou.
3) Escreva os comandos que você usou em uma linha.
4) Programe o robô para fazer o quadrado usando todos os comandos de uma vez.
DESAFIO 2:
1) Com o robô, percorra o caminho de acordo com os comandos.
2) Qual foi o trajeto que o robô fez? Desenhe, na malha quadriculada, os comandos que você usou.
3) Escreva os comandos que você usou em uma linha.
DESAFIO 3:
1) Percorra o trajeto de acordo com o desenho.
2) Desenhe, na malha quadriculada, os comandos que você usou.
3) Escreva os comandos que você usou em uma linha, usando o comando REPITA.
VAMOS EXPLORAR O ROBÔ DO KIT EXPLORADOR KIDS NO TAPETE DA CIDADE:
1. CONSTRUA A FANTASIA DO SUPERCYBER PARA VESTIR O ROBÔ.
2. PEGUE UM CARTÃO COM DOIS CAMINHOS. AVALIE QUAL É O CERTO E TESTE. BRINQUE COM DIFERENTES CARTÕES.
3. CRIE SEUS CARTÕES E DÊ PARA SEUS AMIGOS BRINCAREM.
1. GAMESHOW:
2. FORCA:
3. MEIOS DE COMUNICAÇÃO:
https://catulocearense.blogspot.com/2025/10/meios-de-comunicacao.html
4. MEIOS DE TRANSPORTE:
https://catulocearense.blogspot.com/2025/10/meios-de-transporte.html
PANDA
1. REPITA O MOSAICO
2. CONSTRUA O MESMO MODELO
PINGUIM
3. CODIFICANDO O CAMINHO
4. DECODIFICANDO O CAMINHO
5. ASSOCIAÇÕES LÓGICAS
OVELHA
6. INTERVALOS DE CONTAGEM
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE FATO E OPINIÃO?
SUPERCYBER VAI LHE MOSTRAR!
1. LEIA A NOTÍCIA "Embaixadores mirins do MCTI recebem prêmio de crianças prodígio em Londres":
2. DESTAQUE AS PALAVRAS QUE NÃO CONHECE. VAMOS CONVERSAR E ESCLARECER O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS DESCONHECIDAS:
3. COPIAR E COLAR O TEXTO EM UM EDITOR DE TEXTO. IDENTIFICAR NO TEXTO O QUE É FATO E O QUE É OPINIÃO. FORMATAR DE AZUL O QUE FOR FATO E DE VERMELHO O QUE FOR OPINIÃO.
4. COLETIVAMENTE, RELER O TEXTO E IDENTIFICAR O QUE É FATO E O QUE É OPINIÃO,
FAZENDO A CORREÇÃO NECESSÁRIA.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE FATO E OPINIÃO?
SUPERCYBER VAI LHE MOSTRAR!
1. LEIA A NOTÍCIA "Embaixadores mirins do MCTI recebem prêmio de crianças prodígio em Londres":
2. DESTAQUE AS PALAVRAS QUE NÃO CONHECE. VAMOS CONVERSAR E ESCLARECER O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS DESCONHECIDAS:
3. COPIAR E COLAR O TEXTO EM UM EDITOR DE TEXTO. IDENTIFICAR NO TEXTO O QUE É FATO E O QUE É OPINIÃO. FORMATAR DE AZUL O QUE FOR FATO E DE VERMELHO O QUE FOR OPINIÃO.
4. COLETIVAMENTE, RELER O TEXTO E IDENTIFICAR O QUE É FATO E O QUE É OPINIÃO,
FAZENDO A CORREÇÃO NECESSÁRIA.
HOJE VAMOS APRESENTAR AO SUPERCYBER O UNIVERSO MINECRAFT!
https://studio.code.org/courses/mc/units/1/lessons/1/levels/1?viewAs=Instructor&lang=pt-BR
1. ENCONTRE O CAMINHO:
2. CRIE O CAMINHO:
3. LABIRINTO 3D:
VAMOS EXPLORAR O ROBÔ DO KIT EXPLORADOR KIDS NO TAPETE DA CIDADE:
1. CONSTRUA A FANTASIA DO SUPERCYBER PARA VESTIR O ROBÔ;
2. JOGUE O DADO E LEVE O ROBÔ ATÉ O DESTINO SORTEADO;
3. REGISTRE OS TRAJETOS.
1. QUIZ DA CULTURA GAÚCHA:
2. ALIMENTAÇÃO:
3. PONTUAÇÃO:
IMAGEM EM https://br.freepik.com/vetores-premium/capacitar-as-criancas-atraves-da-educacao-em-ciberseguranca_405824889.htm#fromView=search&page=1&position=7&uuid=45b016cc-14e7-4b18-bd26-b1c42887ad35&query=CRIAN%C3%87A+COMPUTADOR
SUPERCYBER ESTÁ PERDIDO NO CYBERESPAÇO! VAMOS AJUDÁ-LO A ENCONTRAR O CAMINHO DE CASA? ASSIM TESTAMOS SUAS HABILIDADES EM ENCONTRAR A SAÍDA!
https://www.escolagames.com.br/jogos/labirinto-polar
https://www.coquinhos.com/jogos/direcoes-animais/
"O CYBERESPAÇO ESTÁ UM CAOS! VAMOS ORGANIZAR ESSA BAGUNÇA!"
1. FORMANDO PARES:
2. MOSAICO DAS FORMAS:
3. FORMA E COR:
4. TANGRAM:
Fato e Opinião: Qual a Diferença?*
É muito importante saber diferenciar um fato de uma opinião.
Um fato é algo que é real e pode ser provado como verdadeiro. Não depende do que a pessoa pensa.
Exemplo de Fato: "O Brasil tem 26 estados e um Distrito Federal." (Podemos verificar em mapas e documentos oficiais.)
Uma opinião, por outro lado, é o que uma pessoa pensa, sente ou acredita sobre algo. Ela não pode ser provada como universalmente verdadeira, pois varia de pessoa para pessoa.
Exemplo de Opinião: "Azul é a cor mais bonita." (Outra pessoa pode achar que é o vermelho, e as duas estão certas sobre o próprio gosto.)
Em resumo:
Fato: É comprovável, é objetivo.
Opinião: É pessoal, é subjetivo.
Saber a diferença nos ajuda a entender melhor o que lemos e ouvimos.
*https://gemini.google.com/share/a6d81865e9d8
Vamos assistir um vídeo para entendermos um pouco mais a diferença entre fato e opinião:
1. PERDE OU GANHA: https://wordwall.net/pt/resource/100158719
2. ABRA A CAIXA: https://wordwall.net/pt/resource/15262301
3. FATO OU OPINIÃO NA INTERNET: https://wordwall.net/pt/resource/100158941
4. QUIZ: https://gemini.google.com/share/f31371c28b6a
5. PESQUISA - FATO E OPINIÃO SOBRE USO DAS REDES SOCIAIS POR MENORES DE 13 ANOS: https://forms.gle/76iKeBrSUQsrCd94A (TAREFA AVALIATIVA)
Olá, detetives de padrões do 3º ano!
Se decodificar palavras é descobrir os sons das letras para ler, decodificar sequências lógicas é descobrir o código secreto que está escondido em uma fileira de números, formas ou desenhos!
É um superpoder de observação e raciocínio que usamos muito para resolver problemas!
Decodificar uma sequência lógica significa encontrar a REGRA ou o PADRÃO que está sendo repetido. Essa regra é o "código" que você precisa desvendar!
Veja os exemplos (os códigos secretos):
| O Desafio (A Sequência) | O que você precisa Decodificar (O Código Secreto) | Qual é o Próximo Elemento? |
| 2, 4, 6, 8, ... | Os números estão aumentando de 2 em 2 (Regra: +2) | 10 (Porque 8 + 2 = 10) |
| Círculo, Triângulo, Círculo, Triângulo, ... | As formas estão se repetindo nesta ordem (Padrão: Círculo-Triângulo) | Círculo |
| 15, 12, 9, 6, ... | Os números estão diminuindo de 3 em 3 (Regra: -3) | 3 (Porque 6 - 3 = 3) |
| Janeiro, Fevereiro, Março, ... | Estão seguindo a ordem dos meses do ano (Regra: Próximo Mês) | Abril |
Ajuda a Prever: Quando você decodifica a regra, você consegue saber o que vai acontecer no futuro! (Qual será o próximo número? Qual será o próximo desenho?)
Organiza as Ideias: O seu cérebro aprende a colocar as coisas em ordem (início, meio e fim) e a entender que o mundo tem padrões, como a rotina da sua casa ou a ordem dos dias da semana.
Você Vira um Programador: Os computadores usam sequências lógicas para funcionar. Quando você decifra o código, está usando a mesma inteligência de quem cria um jogo!
Decodificar sequências lógicas é descobrir a ordem secreta das coisas para continuar a brincadeira!
*https://gemini.google.com/share/90b7ee99f0ef
ATIVIDADES
1. SEQUÊNCIA NUMÉRICA 1- MISSING NUMBER: Sequência Numérica – COQUINHOS: https://www.cokoplay.com/games/missing-number/
2. SEQUÊNCIA NUMÉRICA 2 - PATTERN HERO: Aventura de Sequência de Números – COQUINHOS: https://www.cokoplay.com/games/pattern-hero/
3. OBJETOS - TAMANHO, POSIÇÃO, COMPRIMENTO: Ordenar Objetos por Tamanho, Comprimento ou Posição – COQUINHOS
4. ROBÔ - ENCONTRE AS FORMAS GEOMÉTRICAS - PROGRAMAÇÃO para CRIANÇAS – COQUINHOS: https://www.digipuzzle.net/minigames/codegrid/codegrid_images_reverse_shapes.htm?language=portuguese&linkback=../../pt/jogoseducativos/ciencias/index.htm
5. CODE SLIME: CODE SLIME: Programar o Slime – COQUINHOS
6. BLINK NA PRAIA: BLINKY 1: Raciocínio Lógico (na Praia) – COQUINHOS