O PROGRAMA FAST HEROES
O projeto Fast Heroes foi criado em 2018 pelo Departamento de Educação e Política Social da Universidade da Macedônia, na Grécia. O programa Fast Heroes tem como finalidade levar informações para as crianças sobre os principais sinais do Acidente Vascular Cerebral (AVC), fazendo com que elas possam identificá-los rapidamente para chamar ajuda. Tudo isso é feito de forma lúdica, com uma equipe de heróis com superpoderes, ensinando um método que pode ser usado por pessoas que não são profissionais da saúde, facilitando a identificação dos sinais e sintomas do AVC.
No Brasil, o método é chamado de S.A.M.U, que indica os sinais da doença nas pessoas e a tomada de decisão que precisa ser adotada de imediato. O S vem de Sorrir, porque quando a pessoa tem um AVC, ela tem uma paralisia facial. Então, você pede para ela sorrir e percebe que a boca da pessoa está torta. O A é quando você pede para a pessoa Abraçar, e essa pessoa não consegue mexer os braços. O M é de Música, porque as pessoas que têm AVC apresentam dificuldade na fala, e, então, você pede para ela formar uma frase ou cantar uma música e ela não vai conseguir. E o último, o U, é de Urgência. Ou seja, se você identificar qualquer um desses sinais, você tem que ligar imediatamente para o Serviço de Urgência 192.
Em Caxias do Sul, temos o Dia Municipal de Combate ao AVC e você, com a nossa aula de hoje, está colaborando para que mais pessoas tenham informações importantes para salvar vidas, pois você pode ensinar para a sua família e amigos os sinais de alerta para um AVC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SUA MENSAGEM FOI ENVIADA E SERÁ PUBLICADA DEPOIS DA APROVAÇÃO DO ADMINISTRADOR DO BLOG.