quarta-feira, 27 de agosto de 2025

O CARACOL

  

LETRA DA MÚSICA


O CARACOL

 

DE MÃOS DADAS, VEM BRINCAR

O CARACOL JÁ VAI ENTRAR 

VAI ENTRANDO, VAI ENTRANDO 

ENROLANDO, ENROLANDO

A CASINHA PARA ELE DÁ 

ESCONDIDO, BEM ESTÁ

 

ATIVIDADE 1 - JOGO DA MEMÓRIA DO CARACOL 

ATIVIDADE 2: ORGANIZE AS LETRAS PARA FORMAR A PALAVRA CARACOL

ATIVIDADE 3: ACERTE AS LETRINHAS DA PALAVRA CARACOL

 

ATIVIDADE 4: QUEBRA-CABEÇA 

LINK 1: CARACOL NO JARDIM 

LINK 2: LETRINHAS DO CARACOL



quarta-feira, 20 de agosto de 2025

REAGRUPAMENTO - 1º ANO - A CESTA DA FEIRA

 


 

VAMOS LER JUNTOS ESTA POESIA:


A CESTA DA FEIRA 

(Elias José)

 

 - HOJE É SEXTA-FEIRA.

 VIVA A CESTA DA FEIRA!

 - CADÊ O ABACAXI?

 - ESTÁ LOGO ALI!

 - E AS AMEIXAS?

 - QUIETAS, SEM QUEIXAS.

 - E O AMENDOIM? 

- NAS CAIXINHAS ASSIM. 

- E O MELÃO?

 - JÁ TÁ NA MÃO.

 - E AS BANANAS? 

- QUE BACANAS!

 - TEM UVA E JABUTICABA?

 - TEM FRUTA QUE NÃO ACABA.

 - TEM HORTELÃ E MATE, 

CEBOLA, COUVE E TOMATE.

 - E TEM FESTA NA COZINHA 

E A CESTA É A RAINHA! 

- SE HOJE É SEXTA-FEIRA, 

VIVA A CESTA DA FEIRA!


ATIVIDADES 

1. COMPLETE AS PALAVRAS

https://wordwall.net/play/96148/202/606

 

2. SOLETRANDO 

https://wordwall.net/play/96148/903/924


3. ASSOCIAÇÃO 

https://wordwall.net/play/96148/789/464


4. ROLETA DAS RIMAS

https://wordwall.net/play/96149/073/134

 

5. DIGITE A RESPOSTA - COM PISTA

https://wordwall.net/play/96149/158/431

 

6. DIGITE A RESPOSTA - SEM PISTA 

https://wordwall.net/play/96149/251/636

 

7. COLMEIA - ALIMENTOS

https://www.digipuzzle.net/minigames/beehive/beehive_food_pt.htm?language=portuguese&linkback=../../pt/jogoseducativos/palavras/index.htm  


8. MEMÓRIA DOS ALIMENTOS

https://www.digipuzzle.net/minigames/mathmemory/memory_fruits_pt.htm?language=portuguese&linkback=../../pt/jogoseducativos/palavras/index.htm 


9. CONTE AS SÍLABAS

https://www.digipuzzle.net/digipuzzle/food/puzzles/syllablescount_names_pt.htm?language=portuguese&linkback=../../../pt/jogoseducativos/palavras/index.htm 

PREPARAÇÃO PARA OBMEP MIRIM - 5º ANO - 2025

 1. AJUSTANDO A TEMPERATURA

2. ÁRVORE DO LAGO

3. LEMBRANDO A SENHA

4. TAPETE DE RETALHOS

5. ULTRAPASSAGEM

6. VAGAS COLORIDAS

7. TAPETES ENROLADOS

terça-feira, 19 de agosto de 2025

PREPARAÇÃO OBMEP MIRIM - 2025 - 4º ANO

 

ATIVIDADE 1 - INSTRUÇÕES: SELECIONE O VALOR MÁXIMO DE R$200,00 E R$1,00 COMO A MENOR MOEDA A SER USADA; JOGAR 5 NÍVEIS - DAR O TROCO

ATIVIDADE 2 - CLIQUE EM DESAFIO INTERATIVO PARA FAZER A ATIVIDADE - CONTANDO NOTAS

ATIVIDADE 3 - CLIQUE EM DESAFIO INTERATIVO - CAIXINHAS DE BOMBOM

ATIVIDADE 4 - CLIQUE EM DESAFIO INTERATIVO - ULTRAPASSAGEM

ATIVIDADE 5 - SITUAÇÕES-PROBLEMA - HORAS

ATIVIDADE 6 - DOMINÓ DA MULTIPLICAÇÃO

PREPAÇÃO OBMEP MIRIM - 2025 - 3ºANO

 

ATIVIDADE 1 - INSTRUÇÕES: SELECIONE O VALOR MÁXIMO DE R$200,00 E R$1,00 COMO A MENOR MOEDA A SER USADA; JOGAR 5 NÍVEIS - DAR O TROCO

ATIVIDADE 2 - CLIQUE EM DESAFIO INTERATIVO PARA FAZER A ATIVIDADE  - CONTANDO NOTAS

ATIVIDADE 3 - CLIQUE EM DESAFIO INTERATIVO - CAIXINHAS DE BOMBOM

ATIVIDADE 4 - CLIQUE EM DESAFIO INTERATIVO - ULTRAPASSAGEM

ATIVIDADE 5 - CAÇA-ADIÇÕES

ATIVIDADE 6- QUEBRA-CABEÇA

ATIVIDADE 7 - QUEBRA-CABEÇA 
 
ATIVIDADE 8 - SEQUÊNCIAS LÓGICAS: 
 

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

DIVERTIDANET: A Fabulosa Máquina de Amigos

 

1. MEMÓRIA:

2. TEM NA HISTÓRIA?

 

3. AGRUPAR:

 

4. ACERTE OS ANIMAIS:

 

 

DIVERTIDANET: O cérebro

 

TELA DEMAIS PREJUDICA O CÉREBRO. MAS COMO O CÉREBRO FUNCIONA?
 

1. SIM OU NÃO?

2. ALIMENTOS PRO CÉREBRO:

3.  BÔNUS:

www.minijogos.com.br/embed/zooplop  

DIVERTIDANET: Uso das telas

 

MISS NET QUER SABER: QUANTO TEMPO VOCÊ FICA NA FRENTE DE UMA TELA? SERÁ QUE ISSO FAZ BEM PARA SUA SAÚDE?

1. MEMÓRIA DAS TELAS:

 

2. ROLETA DO CÉREBRO FELIZ:

 

3. ANAGRAMA:


4. JOGO DOS PARES:


 

DIVERTIDANET: Brain Rot

MISS NET ESTÁ MUITO PREOCUPA COM AS CRIANÇAS, PORQUE O BRAIN ROT ESTÁ AFETANDO SEUS CÉREBROS. COMO SERÁ QUE PODEMOS NOS PROTEGER DESTA AMEAÇA?


1. VERDADEIRO OU FALSO?

2. CERTO OU ERRADO?

3. PODE OU NÃO PODE?


DIVERTIDANET: Protegendo as crianças na internet

 

VAMOS NOS DIVERTIR E APRENDER COM ELES:

1. MEMÓRIA:

https://wordwall.net/pt/resource/76080287

2. ASSOCIAÇÃO - COR:

https://wordwall.net/pt/resource/76080401

3. ASSOCIAÇÃO - OBJETOS:

https://wordwall.net/pt/resource/76080599

4. QUEBRA-CABEÇAS:

https://www.jigsawplanet.com/sintianschmidt/divertidanet 

5. BÔNUS:

https://scratch.mit.edu/projects/1051152201  


sexta-feira, 1 de agosto de 2025

MISSÃO CIDADANIA DIGITAL 1: APODRECIMENTO DO CÉREBRO (3º ano)


1. VAMOS CONVERSAR:

O que é Brain Rot e o que vocês sabem sobre o assunto?

2. OBSERVE AS IMAGENS. EXPLIQUE QUAL É A RELAÇÃO ENTRE ELAS E O BRAIN ROT:

3. CLASSIFICAÇÃO:

4. CERTO OU ERRADO (Tarefa):

4. QUIZ:

5. ORGANIZE AS FRASES:

 

6. DIÁRIO:

https://forms.gle/GvrkmoFzYSrxWUwx8 

PARA OS ADULTOS ASSISTIREM COM AS CRIANÇAS:

https://youtu.be/UOAoaad5oUk  

Clique na imagem para ampliar



MISSÃO CIDADANIA DIGITAL 1: APODRECIMENTO DO CÉREBRO (2º ano)

1. VAMOS CONVERSAR:

O que é Brain Rot e o que vocês sabem sobre o assunto?

 

2. CLASSIFICAÇÃO:

3. CERTO OU ERRADO (Tarefa):

4. QUIZ:

6. DIÁRIO:

https://forms.gle/etNnQ2MH7kkqHZSn6 

 

#RODADA ESPECIAL

LEITURA: https://wordwall.net/pt/resource/95589728

ANAGRAMA: https://wordwall.net/pt/resource/95589925 

LEITURA: https://wordwall.net/pt/resource/95590034  

CRUZADINHA: https://wordwall.net/pt/resource/95590200 

 

PARA OS ADULTOS ASSISTIREM COM AS CRIANÇAS:

https://youtu.be/UOAoaad5oUk  

Clique na imagem para ampliar



MISSÃO CIDADANIA DIGITAL 2: O QUE É TELA?

1. MEMÓRIA DAS TELAS:

 

2. QUAIS TELAS VOCÊ USA?

https://forms.gle/nD2sCwQ7Mtj7vsCS8 

3.  DESENHANDO:

Desenhe, no KolourPaint, o que você costuma fazer nas telas.

4. TEMPO DE TELA:


5. ROLETA DO CÉREBRO FELIZ:

6. LIKE AND FOLLOW (animação):

7. QUIZ:

 

PARA PAIS E PROFESSORES:

Clique na imagem para ampliar
Para assistir em casa:

https://youtu.be/CKMjHPk_mq8  


#RODADA ESPECIAL:

MEMÓRIA: https://wordwall.net/pt/resource/95139517

ANAGRAMA: https://wordwall.net/pt/resource/95852429 

PARES: https://wordwall.net/pt/resource/95852534 

CRUZADINHA: https://wordwall.net/pt/resource/95852583


MISSÃO CIDADANIA DIGITAL 1: APODRECIMENTO DO CÉREBRO (1º ano)

 

1. VAMOS CONVERSAR:

O que é Brain Rot e o que vocês sabem sobre o assunto?

 

2. DIÁRIO:

https://forms.gle/8C47LxU6pyzBrrSU7 

3. CLASSIFICAÇÃO:

4. CERTO OU ERRADO (Tarefa):

5. QUIZ:

PARA OS ADULTOS ASSISTIREM COM AS CRIANÇAS:

https://youtu.be/UOAoaad5oUk  

Clique na imagem para ampliar

 

 


MISSÃO CIDADANIA DIGITAL 3: O CÉREBRO (3º ano)


#SIMULADOR:

Cérebro: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/multimedia/3dmodel/c%C3%A9rebro  

Sistema nervoso: https://youtu.be/VK3mwRIfxN0 

https://youtu.be/jODjgvlBX7k   

1. QUIZ DO CÉREBRO:    

 

2. ALIMENTOS PRO CÉREBRO:

3.  DIÁRIO:

 https://forms.gle/TkQns5kPBqhQLYgt6 

4. PODCAST: 

EM CIRCULO, VAMOS CONVERSAR SOBRE AS QUESTÕES A SEGUIR:

  • O que a gente sente quando fica muito tempo na telinha?
  • Como  nosso cérebro se sente quando usamos a imaginação?
  • Será que nosso cérebro também precisa de descanso das telas?

A PROFESSORA VAI GRAVAR A CONVERSA E TRANSFORMAR EM UM PODCAST.

5. PARA CASA:

Crie um quadro comparativo desenhando:

Clique na imagem para ampliar


 

 

 

 

 

Clique na imagem para ampliar

 



MISSÃO CIDADANIA DIGITAL 2: O QUE É TELA? (3º ano)

 

1. MEMÓRIA DAS TELAS:

 

2. QUAIS TELAS VOCÊ USA?

https://forms.gle/nD2sCwQ7Mtj7vsCS8 

3.  DESENHANDO:

Desenhe, no KolourPaint, o que você costuma fazer nas telas.

4. TEMPO DE TELA:


5. ROLETA DO CÉREBRO FELIZ:

6. LIKE AND FOLLOW (animação):

7. QUIZ:

 

8. REORGANIZE:

 

9. DESEMBARALHE AS FRASES: 

 


PARA PAIS E PROFESSORES:

Clique na imagem para ampliar
Para assistir em casa:

https://youtu.be/CKMjHPk_mq8  


#RODADA ESPECIAL:

MEMÓRIA: https://wordwall.net/pt/resource/95139517

ANAGRAMA: https://wordwall.net/pt/resource/95852429 

PARES: https://wordwall.net/pt/resource/95852534 

CRUZADINHA: https://wordwall.net/pt/resource/95852583



MISSÃO CIDADANIA DIGITAL 3: O CÉREBRO (1º/2º anos)

 


#SIMULADOR:

Cérebro: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/multimedia/3dmodel/c%C3%A9rebro  

Sistema nervoso: https://youtu.be/VK3mwRIfxN0 

+ https://youtu.be/jODjgvlBX7k  

1. SIM OU NÃO?

2. ALIMENTOS PRO CÉREBRO (Tarefa):

3.  DIÁRIO:

https://forms.gle/kjXCeWfYWzTXitbb9 

4. PODCAST: 

EM CIRCULO, VAMOS CONVERSAR SOBRE AS QUESTÕES A SEGUIR:

  • O que a gente sente quando fica muito tempo na telinha?
  • Como  nosso cérebro se sente quando usamos a imaginação?
  • Será que nosso cérebro também precisa de descanso das telas?

A PROFESSORA VAI GRAVAR A CONVERSA E TRANSFORMAR EM UM PODCAST.

5. PARA CASA:

Crie um quadro comparativo desenhando:

Clique na imagem para ampliar


 





Clique na imagem para ampliar

#RODADA ESPECIAL

1. CE/CI: https://wordwall.net/pt/resource/3150055 

2. PARES: https://wordwall.net/pt/resource/96424133 

3. PALAVRAS CE/CI: https://wordwall.net/pt/resource/96423683 

4. QUANTOS DEDOS:https://wordwall.net/pt/resource/96425674 

5. CONTAGEM: https://wordwall.net/pt/resource/14113771 

6. ASSOCIAÇÃO NÚMÉRICA: https://wordwall.net/pt/resource/15760293 


MISSÃO CIDADANIA DIGITAL 5: IDADE NA INTERNET

VOCÊ JÁ PENSOU NOS RISCOS QUE CORRE ON-LINE?

#DIÁRIO:

https://forms.gle/9fsZ4ReXCiLujjcu6 

1. POR QUE TEM IDADE PARA FAZER AS COISAS NA INTERNET?

 

2. IDADE CERTA:

 

3. PODE OU NÃO PODE?

 

4. CLASSIFICANDO:

 

5. ARRASTAR:

6. LIGAR:

7. QUESTIONÁRIO FINAL:

https://forms.gle/XP7gCqb7wZetTmSP7 

8. BÔNUS: No reino da bondade

https://beinternetawesome.withgoogle.com/pt-br_br/interland/reino-bondade  


#RODADA ESPECIAL:

1. LETRA INICIAL: https://wordwall.net/pt/resource/33044727 

2. ASSOCIAÇÃO: https://wordwall.net/pt/embed/bf9325539aad46b2b64143c19bba5e74?themeId=65&templateId=3&fontStackId=0 

3. CRUZADINHA: https://wordwall.net/pt/resource/97617349 

4. CONTAGEM ATÉ 20 (Material dourado): https://wordwall.net/pt/resource/7365674 

5. CONTANDO ATÉ 20: https://wordwall.net/pt/resource/13499944/n%c3%bameros-at%c3%a9-20 

6. VIZINHOS: https://wordwall.net/pt/resource/17507771/n%c3%bameros-vizinhos-at%c3%a9-20 

MISSÃO CIDADANIA DIGITAL 4: TELINHA OU IMAGINAÇÃO


1. QUIZ DA HISTÓRIA:

https://gemini.google.com/share/30085c883a59  

2. RODA DE CONVERSA:

Se vocês pudessem dar um conselho para a Pipoca do começo da história, antes de ela encontrar a máquina, o que vocês diriam a ela?

3. DIÁRIO:

https://forms.gle/AMZ4eebHUHsqkEpTA 

4. SEMÁFORO DAS TELAS:

#RODADA ESPECIAL:

1. MEMÓRIA: https://wordwall.net/pt/resource/96611613 

2. ASSOCIAÇÃO: https://wordwall.net/pt/resource/96611661 

3. CAÇA-PALAVRAS: https://wordwall.net/pt/resource/96611191 

4. CRUZADINHA: https://wordwall.net/pt/resource/96611708 


MISSÃO CIDADANIA DIGITAL 2: SENTIMENTOS DE QUEM SOFRE, VÊ E PRATICA

VAMOS ASSISTIR UM TRECHO DA PALESTRA:

Cyberbullying: o que tenho a ver com isso?

https://www.youtube.com/live/xYqcPiOlSBw?si=ilOtzhOLGGWvZQpS&t=2449 

(40:48/46:39)  

1. DIÁRIO: Na pele do outro

https://forms.gle/4rFUnsxw2XQ9SaRZ9 

        #MATERIAL DE APOIO: O que é bilhete? Como fazer? 

 

2. ORDEM ALFABÉTICA: Cuidar com palavras

3. ORDENE AS FRASES:

4. ASSOCIAÇÃO (tarefa):

 

5. CAIXINHA DO DESABAFO:

Escreva em um post it e guarde dentro da caixinha da sua turma uma frase. Veja algumas ideias:

  1. Quando vi aquilo acontecendo, eu me senti...
  2. Eu me arrependo de...
  3. Se eu pudesse voltar no tempo, eu...
  4. Às vezes, eu queria que as pessoas soubessem que...
  5. Uma palavra que eu gostaria de ouvir mais é...
  6. Tenho algo importante para pedir desculpas por...
  7. Algo que me deixou triste e que eu nunca contei foi...
  8. Eu gostaria de ser tratado com mais...
  9. Uma coisa boa que aprendi com esse momento foi…

 

 


MISSÃO CIDADANIA DIGITAL 1: O QUE É CYBERBULLYING

VAMOS ASSISTIR UM TRECHO DA PALESTRA:

Cyberbullying: o que tenho a ver com isso?

https://www.youtube.com/live/xYqcPiOlSBw?si=uCJpA4IrtZER6FWQ&t=1145

(19:05/28:00)  

1. DIÁRIO: Como posso machucar alguém na internet?

https://forms.gle/zWr2e1i9V6oNyKvd8 

2. PESQUISA:

  • Pesquise NOTÍCIAS de situações reais envolvendo cyberbullying.
  • Escolha UMA notícia para fazer a leitura.
  • No Canva, registre o título, quando e onde aconteceu, além de um breve resumo. Customize o post como você quiser.
  • Os melhores posts serão compartilhados na página da escola
 

3. VAMOS CONVERSAR?

    Ao concluir a primeira missão desse projeto, o que você tem a dizer?

 


MISSÃO CIDADANIA DIGITAL 3: RESPONSABILIDADE LEGAL E ÉTICA

1. ISSO PODE?

 

2. DIÁRIO - MAS ERA SÓ BRINCADEIRA...

https://forms.gle/WJnCF59SnvweGgms5 

3. MITO OU VERDADE (Tarefa):

4. DETETIVES DA VERDADE:

  • Escolha UM mito abaixo e pesquise a verdade sobre ele.
  • No Canva, crie um post desmentindo o mito.
  • Edite seu post usando elementos que façam sentido com sua frase.
  • Os melhores posts serão publicados nas redes da escola.

 

#MITOS:

  1. Na internet, tudo o que é engraçado pode ser compartilhado.
  2. Se foi só uma brincadeira, não tem problema ofender alguém.
  3. Postar um print de conversa dos outros não é errado.
  4. Eu posso filmar qualquer pessoa se for na escola.
  5. Se é anônimo, eu posso escrever o que quiser.
  6. É só apagar a mensagem depois que está tudo certo.
  7. Posso usar qualquer imagem que eu encontrar no Google.
  8. Crianças não precisam se preocupar com leis na internet.
  9. Só adultos podem cometer bullying.
  10. Se o vídeo viralizou, não tem mais como parar, então não é minha culpa.
  11. Criar apelido maldoso é só brincadeira entre amigos.
  12. Se alguém ficou triste, é porque não sabe brincar.
  13. É melhor não contar para os adultos quando algo ruim acontece online.
  14. Posso criar um perfil falso se for para espionar.
  15. A internet é um lugar onde tudo é permitido. 
  16. Se eu postar algo e apagar logo em seguida, ninguém mais consegue ver.
  17. Na internet, tudo é anônimo, ninguém descobre quem escreveu.
  18. Bullying online não é tão grave quanto o bullying na escola.
  19. Mandar memes ofensivos não machuca, é só brincadeira.
  20. Criança não pode ser responsabilizada por nada que faz na internet.
  21. Se o grupo inteiro riu, então não foi bullying.
  22. Contar uma mentira sobre alguém online não causa problemas reais.
  23. Só é cyberbullying se for com palavras, imagens não contam.
  24. Se alguém não respondeu, é porque não se importou com a mensagem.
  25. A culpa é da vítima, porque ela deveria se defender melhor.
  26. Compartilhar a foto de alguém sem permissão não tem problema.
  27. Mandar indiretas não machuca, porque não tem nome.
  28. O que acontece nos jogos online fica só no jogo.
  29. Se for "apenas entre amigos", não pode ser considerado bullying.
  30. Criança não pode sofrer de ansiedade ou tristeza por causa da internet.
  31. Quem assiste sem participar não tem responsabilidade.
  32. Se eu usar emojis sorrindo, a pessoa vai entender que é brincadeira.
  33. O cyberbullying só acontece em redes sociais, não em mensagens privadas.
  34. Denunciar alguém é ser "dedo-duro".
  35. Se ninguém reclamou, é porque não se machucou. 

              OU CRIE SEU PRÓPRIO MITO! 

 


MISSÃO CIDADANIA DIGITAL 4: COMO AGIR? O papel do espectador

VAMOS REASSISTIR UM TRECHO DA PALESTRA:

Cyberbullying: o que tenho a ver com isso?

https://www.youtube.com/live/xYqcPiOlSBw?si=ilOtzhOLGGWvZQpS&t=2449 

(40:48/46:39)  


1. DIÁRIO: Como agir?

https://forms.gle/SVV6S5MAZwDQW7gH8  

2. ESTUDO DE CASO:

Em duplas, escolham UM CASO para analisar. Conversem sobre as perguntas e decidam qual é a melhor solução para o problema.

https://forms.gle/3Ue44oxHh8SBcUcB8  

3. BÔNUS:

https://beinternetawesome.withgoogle.com/pt-br_br/interland/  


 


MISSÃO CIDADANIA DIGITAL 5: REPARAR, RECONSTRUIR E SEGUIR JUNTOS

1. DIÁRIO: Mapa da Empatia

https://forms.gle/aTHPpqZ6NFfz8sCSA 

2. VIDEO-COLAGEM: Juntos, somos melhores

🌱 1. O que faz você se sentir bem e seguro em um grupo?

❤️ 2. Quando alguém comete um erro e tenta consertar, o que pode ajudar para que a confiança volte a crescer?

🌈 3. Que atitudes pequenas, no dia a dia, podem transformar nossa turma em um lugar mais gentil e respeitoso?   

No Canva, criar um vídeo ou animação com uma frase/slogam, resumindo o projeto sobre Cyberbullying e incentivando a cultura do cuidado e da reparação.

3. LATINHA DO RESPEITO:

Em um post it, escreva uma frase positiva. Enrole e coloque dentro da latinha. Sempre que você precisar, retire uma frase para se animar!

  • Quando estiver triste...
  • Quando se sentir sozinho...
  • Se precisar de ajuda...
  • Se você estiver se sentindo sozinho(a), quero que saiba que...
  • Eu gostaria de dizer algo gentil para alguém que está triste:
  • Se eu pudesse cuidar de um colega hoje, eu...
  • Às vezes, uma palavra amiga pode mudar tudo. A minha seria...
  • Algo bonito que posso oferecer a alguém é...
  • Eu me importo com as pessoas da minha turma porque...
  • Uma coisa que aprendi sobre respeito é...
  • Quero que alguém saiba que merece ouvir...
  • Se eu visse alguém sendo excluído, eu...
  • Uma frase que pode curar o coração de alguém é...