terça-feira, 25 de novembro de 2025

AVALIAÇÃO: Transformações reversíveis ou irreversíveis - TURMAS 43 E 44

CLIQUE NO LINK ABAIXO E ESCREVA SEU NOME E TURMA PARA COMEÇAR AS RESPONDER: 

https://wordwall.net/play/102479/939/316

MISSÃO PENSAMENTO COMUNTACIONAL: JOGOS DE PAREAMENTO DE FORMAS, CORES E SEQUÊNCIAS

 ATIVIDADE 1:  ARRASTAR E SOLTAR

ATIVIDADE 2: TABELA FORMAS 

ATIVIDADE 3: COR E FORMA

ATIVIDADE 4: CÓDIGO COLORAÇÃO

ATIVIDADE 5: COLORIR A MALHA QUADRICULADA DE ACORDO COM A LEGENDA. FAZER UM DESENHO. LINK: MOSAICO DAS FORMAS

ATIVIDADE 6: COLORIR A MALHA QUADRICULADA DE ACORDO COM A LEGENDA. FAZER UM DESENHO. LINK: COORDENADAS


segunda-feira, 10 de novembro de 2025

MISSÃO PENSAMENTO COMPUTACIONAL 3.5: Causas e Efeitos

1. CAUSA E EFEITO:




2. CRUZADINHA:
 

3.  BOOLE:
 
 
4. DETETIVE:

MISSÃO PENSAMENTO COMPUTACIONAL 1.5: Longos Trajetos

 "SUPERCYBER QUER APRENDER AS LETRAS!"

VAMOS EXPLORAR O ROBÔ DO KIT EXPLORADOR KIDS NO TAPETE DAS LETRAS:

1. SORTEIE UM DESENHO/IMAGEM DENTRO DO ENVELOPE.

2. LEVE O ROBÔ DO PONTO ONDE ELE ESTIVER ATÉ A LETRA INICIAL REFERENTE AO DESENHO SORTEADO.

3. SE ACERTAR O TRAJETO, SEM ERRAR, FICA COM O DESENHO E MARCA UM PONTO. SE ERRAR, DEVOLVE O DESENHO AO ENVELOPE.


MISSÃO PENSAMENTO COMPUTACIONAL 2.5: Direção

1. Tap It Away
https://poki.com/br/g/tap-it-away

2. Arrow Escape
https://poki.com/br/g/arrow-escape-4ea6e79b

3. Zoocraft

https://html5.gamedistribution.com/d38cc7bbcc4341f9b71588a15e38bc2e/?gd_sdk_referrer_url=https://www.coquinhos.com/zoocraft-criar-um-zoologico-no-minecraft/play/

 

4. Fill Multicolor (DIFICIL)
https://poki.com/br/g/fill-multicolor

terça-feira, 4 de novembro de 2025

MISSÃO PENSAMENTO COMPUTACIONAL 1.4: Trajetos Digitais

NO PINGUIM

1. DECODIFICANDO O CAMINHO

2. CODIFICANDO O CAMINHO

3. ASSOCIAÇÕES LÓGICAS

NO PANDA 

4. REPITA O MOSAICO

5. CONSTRUA O MESMO MODELO

NA OVELHA

6. INTERVALOS DE CONTAGEM

7. APRENDER QUANTIDADES 


 

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

MISSÃO PENSAMENTO COMPUTACIONAL 5.4: Comando Básicos

VAMOS CRIAR LABIRINTOS NO SCRATCH

1. ABRA O LINK https://www.mazegenerator.net/ E CRIE 3 LABIRINTOS (fácil, médio e difícil). SALVE COMO .PNG

2.. ESCOLHA O PERSONAGEM DO JOGO. SALVE O ARQUIVO DA IMAGEM ESCOLHIDA.

3. FAÇA SEU LOGIN EM  https://scratch.mit.edu

4. CRIE UM PROJETO NOVO E DÊ UM NOME PARA ELE.

5. INSIRA O FUNDO/CENÁRIO (labirinto fácil).

6. INSIRA O PERSONAGEM/ATOR. CONFIGURE O TAMANHO.

7. INSIRA O PONTO FINAL (objeto ou forma). CONFIGURE O TAMANHO.

8. INICIE A PROGRAMAÇÃO: ponto de início, rotação e direção.

9. ENSINE SEU PERSONAGEM SE MOVIMENTAR (para cima, para baixo, direita e esquerda).

10. DEFINA QUE SE O PERSONAGEM TOCAR NO LABIRINTO O JOGO REINICIA.

11. DEFINIR O PONTO FINAL DO LABIRINTO E EMITIR UMA MENSAGEM.

12. CONSTRUIR A PRÓXIMA FASE. 


MISSÃO PENSAMENTO COMPUTACIONAL 4.4: Caça a cenoura

 

#AULA 1

Divirta-se levando o coelho até as cenouras:

https://www.google.com/logos/2017/logo17/logo17.html  

#AULA 2

Pegue os kits Explorador Kids e, em grupo, resolva os desafios:

DESAFIO 1:

1) Usando o robô, crie um quadrado no tapete igual ao da imagem.
2) Desenhe, na malha quadriculada, os comandos que você usou.
3) Escreva os comandos que você usou em uma linha.
4) Programe o robô para fazer o quadrado usando todos os comandos de uma vez.

DESAFIO 2:

1) Com o robô, percorra o caminho de acordo com os comandos.
2) Qual foi o trajeto que o robô fez? Desenhe, na malha quadriculada, os comandos que você usou.
3) Escreva os comandos que você usou em uma linha.

 

DESAFIO 3:

1) Percorra o trajeto de acordo com o desenho.
2) Desenhe, na malha quadriculada, os comandos que você usou.
3) Escreva os comandos que você usou em uma linha, usando o comando REPITA.

MISSÃO PENSAMENTO COMPUTACIONAL 2.4: Trajetos

 "VAMOS LEVAR O SUPERCYBER POR UM CYBERPASSEIO!"

VAMOS EXPLORAR O ROBÔ DO KIT EXPLORADOR KIDS NO TAPETE DA CIDADE:

1. CONSTRUA A FANTASIA  DO SUPERCYBER PARA VESTIR O ROBÔ.

2. PEGUE UM CARTÃO COM DOIS CAMINHOS. AVALIE QUAL É O CERTO E TESTE. BRINQUE COM DIFERENTES CARTÕES.

3. CRIE SEUS CARTÕES E DÊ PARA SEUS AMIGOS BRINCAREM.